terça-feira, 12 de março de 2019

Quase quinhentistas



Neste 12 de março, Recife, capital de Pernambuco, e a vizinha Olinda, cidade patrimônio histórico da humanidade, desde 1982, estão aniversariando com muita festa e atividades culturais iniciadas ainda no fim de semana. Situadas uma ao lado da outra, Recife com seus 482 anos e Olinda com seus 484 respiram história, riqueza cultural, belezas naturais e um povo festeiro e apaixonado pelos passos do frevo - ritmo considerado pela Unesco patrimônio imaterial da humanidade - e pelo maracatu, o mais antigo ritmo afro-brasileiro. As duas manifestações culturais atraem todos os anos, durante o carnaval, milhares de turistas de todas as partes do Brasil e do mundo.
Olinda é a “irmã mais velha” erguida em 1535 em uma colina no Alto da Sé. Recife veio logo em seguida, 1537, sobrepondo-se a vila que a originou, localizada na foz dos rios Capibaribe e Beberibe e protegida pelos rochedos de coral e arenito que formam uma barreira natural. Além do casario colonial colorido dos séculos 18 e 19, os centros históricos e as igrejas barrocas são verdadeiros tesouros da religiosidade e do patrimônio histórico de Pernambuco que atraem visitantes, o ano inteiro, de todo o mundo.
Quantos frevos rasgados nos quatro cantos de Olinda e muitas águas e histórias, rolaram pelas pontes do Recife ? 
Quem viver,  verá!
Stenberg Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eventos dias 28 e 29/8

 *Agenda de Eventos do Grupo Caminhadas.* ✅ *AGOSTO/2021* ▶️  *28 de agosto,sábado:* *Os Fortes de Antigamente e os que ainda existem.* ‼️ *...